Empresas de Vargem Grande Paulista aderem ao projeto Jovem Talento e abrem oportunidades aos estudantes do ensino médio

Capacitação a distância e oportunidade no mundo do trabalho para jovens que estejam cursando o Ensino Médio e Técnico, e até mesmo do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Este é o grande conceito do programa Jovem Talento CIEE (Centro Integrado Empresa-Escola), que tem firmado parcerias com empresas privadas de Vargem Grande Paulista. A iniciativa representa novas oportunidades aos jovens, faixa etária mais afetada pelo desemprego, e também ao empregador que tem várias vantagens.

Para participar é necessário que o jovem tenha 16 anos, esteja estudando e se cadastre no CIEE. O programa estabelece que o adolescente tenha carga horária diária de seis horas, sendo uma reservada para a capacitação EAD na própria empresa. Os cursos online são divididos em Administração, Comércio e Varejo, Contabilidade e Finanças e Tecnologia, podendo ser personalizados de acordo com a necessidade das organizações parceiras.

Já as empresas devem disponibilizar a vaga ao CIEE, para que a instituição encaminhe o jovem e cuide da contratação legal. O estágio é vantajoso tanto para a empresa quanto para os estudantes, pois ganha importância como meio de formação de futuros profissionais, sendo regulamentado por legislação federal que concede ao contratante isenção de encargos sociais e trabalhistas e, por conseguinte, não gera vínculo empregatício.

“Este programa foi desenvolvido justamente por conta da pandemia, em que muitas famílias estão desempregadas e o jovem pode ajudar com a bolsa auxilio. Nossa proposta é preparar este jovem para que ele continue no estágio durante a vigência do contrato, bem como desenvolver suas capacidades para que ele tenha chances de ser efetivado na empresa”, explicou Luciana Pina, consultora de atendimento do CIEE.

A evolução de cada estagiário é acompanhada por um gestor e um tutor do CIEE, que o auxilia com dúvidas e orientações. Por sua vez, o estagiário também terá a possibilidade de avaliar o conteúdo dos cursos e de sua experiência no estágio.

“O programa jovem talento é ideal para as empresas que queiram dar oportunidades ao aluno ingressar no mercado de trabalho, ter conhecimento e adquirir experiência para o seu futuro. Tem tantos jovens querendo trabalhar, porém pela idade não é possível a contratação e o jovem talento ajuda a proporcionar essa chance a eles”, destacou Ramssimile Araújo Ferrira, agente administrativo da empresa Lidera Química, que contratou por meio do Programa o jovem Lucas, 16 anos, estudante da E.E. Laercio Surim.

“Eu estou gostando bastante desse estágio e acho que este programa é muito eficiente e importante para alunos de escolas públicas, pois ele encaminha e da oportunidades mais facilmente”, disse o jovem que deseja fazer o curso superior de Direito e seguir carreira na área de segurança pública.

Para o estudante Airton, também da E.E. Laercio Surin, estagiar na empresa Warp Seguros tem sido uma grande oportunidade de aprendizado. “Estou aprendendo a fazer todo tipo de seguro, já fiz dois cursos inteligência ágil e outro de excel, planilhas também. O trabalho é muito bom e todos os meus colegas de trabalho são de bom caráter e me ensinam certinho. A oportunidade foi de ouro para falar bem a verdade”.

Na última semana, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista também aderiu ao Programa Jovem Talento e abriu 10 vagas para os estudantes da cidade. “Nosso objetivo é trazer soluções para a empregabilidade do jovem, que vai ao encontro da realidade do País. Dessa forma, nosso propósito é incentivar a abertura de novas vagas inserindo, predominantemente, os jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Estamos dando o pontapé inicial pela contratação de Jovens Talento pela prefeitura, mas que sirva de exemplo aos comerciantes e empresas, para que venham conosco nessa força tarefa em prol dos jovens de Vargem Grande Paulista”, enfatizou o prefeito Josué Ramos.

Compartilhe esta notícia: