ACE pede prorrogação da nova taxa do transporte público municipal

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) encaminhou ofício à Prefeitura de Vargem Grande Paulista solicitando a prorrogação do vencimento da nova taxa do transporte público municipal, mais conhecido como Tarifa Zero, por mais 30 dias. Apesar de já terem conhecimento desta nova tarifa, a novidade gerou dúvidas e discordâncias entre empresários, comerciantes e contadores.

O pedido foi entregue pela diretoria da ACE ao prefeito Josué Ramos, durante reunião realizada no último dia 27, com a participação de contadores da cidade e técnicos da Prefeitura. “Tivemos uma reunião bem produtiva e esclarecedora no gabinete do prefeito, onde os contadores puderam sanar suas dúvidas e dos empresários que representam, e expor as dificuldades que estão tendo quanto ao sistema da prefeitura para cadastro de funcionários, número de funcionários em desacordo e ao prazo”, comentou o presidente da ACE, Wanderlei Domingues da Silva.

A taxa, de R$39,90 por funcionário, era para começar a ser cobrada pela Prefeitura em 2020, porém a fim de atenuar os impactos que a pandemia do novo coronavírus causou ao comércio,  ela foi prorrogada para janeiro deste ano. Agora, após solicitação feita pela ACE, o vencimento da primeira parcela da taxa foi prorrogado para o dia 10 de fevereiro, sem cobrança de juros.

Até o vencimento, comércios e empresas deverão informar por meio do site da Prefeitura ou por meio de seus contadores o número correto de funcionários e aquelas que discordarem da taxa deverão entrar com recurso. “O prefeito entendeu as reivindicações feitas e se comprometeu a fazer os ajustes necessários no sistema para que as empresas possam cadastrar mensalmente as informações com mais facilidade, inclusive com a possibilidade de anexar documentos”, enfatizou Wanderlei.

O caráter social que o programa Transporte Para Todos, também foi destacado pelo prefeito. Segundo ele, é importante que os empresários lembrem que o Tarifa Zero vai muito além da cobrança de taxa. “É importante lembrar que este é um programa com grande alcance social, que traz inúmeros benefícios para o empregado e empregador. O Tarifa Zero garante acessibilidade e mobilidade a toda nossa população que, agora, circula mais dentro da cidade, consome mais no comércio local, ou seja, estamos fortalecendo a economia da cidade e gerando mais empregos. Isso só será possível se houver esta parceria entre governo municipal e empresários”, afirmou Josué.