Voluntários criam projeto “É Bom Ser do Bem”

Fazer o bem sem olhar a quem! Este famoso ditado popular é o que inspira um grupo de voluntários que estão fazendo a diferença na vida de muitas famílias carentes.
A iniciativa deste grupo de amigos liderados por Sonia Maria Giovanetti Fernandes, 64 anos, tem levado solidariedade, amor, atenção e ajuda a dezenas de crianças, adultos e idosos de Vargem Grande Paulista e região por meio do projeto social “É Bom Ser do Bem”.
Há 5 anos, quando Sonia veio de São Paulo morar em Vargem Grande Paulista, ela sentia a necessidade de desenvolver na cidade ações sociais como já fazia no bairro de Santana-SP. “Vim morar num condomínio, um ambiente mais fechado, e resolvi mobilizar os moradores a refletirem sobre a importância de ajudar pessoas mais carentes, foi quando decidimos fazer uma festa de final de ano para famílias necessitadas”, lembra Sonia.
A iniciativa deu certo e várias pessoas aderiram à causa. A primeira ação foi realizada com crianças do bairro do Carmo, divisa entre Vargem Grande e São Roque. “Começamos com o Natal Solidário em que doamos brinquedos, depois doação de material escolar para crianças que não recebiam ou não tinham condições de comprar e, assim, a cada ano fomos recebendo mais apoiadores e voluntários. Até que resolvemos formar um grupo próprio para desenvolver essas ações sociais. Nosso propósito é ser do bem e ajudar quem precisa, sem interferência religiosa ou política”, explica Sonia.
Desde então, o grupo de voluntários se fortaleceu e as ações também. Hoje, eles promovem bingos e bazares para arrecadar fundos que são revertidos ao projeto. Entre as atividades que realizam, destacam-se: festa de dia das crianças, natal solidário, distribuição de material escolar, ovos de páscoa para crianças e idosos, além de refeições para moradores de ruas.
Todo último sábado do mês, o grupo de amigos se reúne para preparar o jantar dos irmãos de rua. São mais de 50 marmitas distribuídas a moradores de rua de Vargem Grande Paulista e Cotia. “É uma experiência incrível, preparamos uma refeição completa e reforçada. O mais interessante deste projeto é que realmente faz o bem sem olhar a quem, e não queremos nenhum reconhecimento e sim mais pessoas que apóiem a causa”, destacou uma das voluntárias, Maria Auxiliadora Marques da Silva.
Quem também deseja fazer o bem e apoiar este projeto, seja financeiramente ou voluntariamente, pode entrar em contato através do email grupoebsb@gmail.com. Lembrando que este projeto independe de credo e não tem envolvimento político partidário.
“Nossas obras sociais são atos de amor e todos que nos ajudam têm este mesmo propósito. Ajudamos quem precisa não apenas em Vargem Grande Paulista, mas onde precisar. E assim estamos recebendo cada vez mais pedidos de ajuda, por isso é importante o apoio dos voluntários”, finalizou Sonia em entrevista ao Jornal da ACE, que também apóia este projeto.